O Elevador de Santa Justa está localizado em plena Baixa Pombalina no centro de Lisboa. Está em funcionamento desde 10 de Junho de 1902, durante os primeiros cinco anos funcionou a vapor e, a partir de 1907 começou a operar através de energia eléctrica. Tem uma altura 45 metros, tendo sido projectado pelo engenheiro português (de origem francesa) Raoul Mesnier de Ponsard (um discípulo de Gustave Eiffel, o engenheiro responsável pela Torre Eiffel em Paris).
No passado chegou a transportar 45 pessoas em cada uma das duas cabines de madeira, que têm pormenores em latão, mas hoje em dia conseguem transportar no máximo 20 pessoas na viagem para cima e 15 para baixo.
A sua construção é feita em ferro fundido e decorada com elementos em filigrama, com uma inspiração do estilo neogótico.
No topo do elevador, existem um miradouro que oferece vistas únicas sobre a baixa Pombalina de Lisboa. Seguramente das vistas mais bonitas sobre a cidade e o rio Tejo. Estas vistas contemplas as torres da Praça do Terreiro do Paço, outrora o ponto de partida dos descobrimentos Portugueses.
A concepção da identidade do espaço
A concepção da Tasca do Elevador, começou com a vontade do seu fundador em criar um local único, que tivesse uma identidade implicitamente ligada ao local: à Baixa Pombalina.
Este foi o mote, para o arquitecto criar um espaço em que os elementos decorativos se destacavam do interior para o exterior.
A construção…
Após a definição do conceito e parte conceptual deste projecto, iniciou-se a fase de construção da Tasca do elevador.
Alguns fatores foram importantes na construção:
- Respeitar integralmente a planificação arquitectónica do espaço;
- Respeitar os critérios previamente definidos ao nível dos materiais e equipamentos;
- Respeitar os prazos de construção;
- Elevar os critérios de qualidade nos pormenores
Uma obra com o selo Rima
A Tasca do Elevador é mais uma obra que a Rima se orgulha de ter concluído e que convidamos os nossos amigos a visitar.