Data

Categorias

Tags

Tasca do Elevador foi um trabalho de concepção e construção no centro de Lisboa

A Tasca do Elevador foi um trabalho de concepção e construção de um espaço comercial, localizado num dos mais importantes pontos turísticos de Lisboa.

O Elevador de Santa Justa está localizado em plena Baixa Pombalina no centro de Lisboa. Está em funcionamento desde 10 de Junho de 1902, durante os primeiros cinco anos funcionou a vapor e, a partir de 1907 começou a operar através de energia eléctrica. Tem uma altura 45 metros, tendo sido projectado pelo engenheiro português (de origem francesa) Raoul Mesnier de Ponsard (um discípulo de Gustave Eiffel, o engenheiro responsável pela Torre Eiffel em Paris).

No passado chegou a transportar 45 pessoas em cada uma das duas cabines de madeira, que têm pormenores em latão, mas hoje em dia conseguem transportar no máximo 20 pessoas na viagem para cima e 15 para baixo.

A sua construção é feita em ferro fundido e decorada com elementos em filigrama, com uma inspiração do estilo neogótico.

No topo do elevador, existem um miradouro que oferece vistas únicas sobre a baixa Pombalina de Lisboa. Seguramente das vistas mais bonitas sobre a cidade e o rio Tejo. Estas vistas contemplas as torres da Praça do Terreiro do Paço, outrora o ponto de partida dos descobrimentos Portugueses.

A concepção da identidade do espaço

A concepção da Tasca do Elevador, começou com a vontade do seu fundador em criar um local único, que tivesse uma identidade implicitamente ligada ao local: à Baixa Pombalina.

Este foi o mote, para o arquitecto criar um espaço em que os elementos decorativos se destacavam do interior para o exterior.

A construção…

Após a definição do conceito e parte conceptual deste projecto, iniciou-se a fase de construção da Tasca do elevador.

Alguns fatores foram importantes na construção:

  • Respeitar integralmente a planificação arquitectónica do espaço;
  • Respeitar os critérios previamente definidos ao nível dos materiais e equipamentos;
  • Respeitar os prazos de construção;
  • Elevar os critérios de qualidade nos pormenores

Uma obra com o selo Rima

A Tasca do Elevador é mais uma obra que a Rima se orgulha de ter concluído e que convidamos os nossos amigos a visitar.

Relacionados

Saiba mais